quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ação Social em prol de Lucas de Souza


Apenas seis anos de vida. Essa era a previsão de vida que os médicos deram para o menino Lucas de Souza. Por causa de uma doença no cérebro, hidrocefalia, Lucas superou as dificuldades, ultrapassando os limites da medicina. Hoje, com 12 anos, o menino também supera diariamente as dificuldades impostas pela sociedade. E, com a ajuda da Fanáutico, interage, tentando se inserir no meio social, indo, principalmente, a jogos do Náutico. Um torcedor ilustre, assim como todos os alvirrubros. Respeitado e admirado pela Fanáutico. Nossa homenagem!

A Doença

A Hidrocefalia, também conhecida vulgarmente como "água na cabeça", é uma condição na qual há líquido cérebro-espinhal (líqüor) em excesso ao redor do cérebro e da medula espinhal. O líquido cérebro-espinhal atua como uma almofada para o cérebro e a medula espinhal, suprindo de nutrientes e eliminando escórias (produtos degradados).

A Hidrocefalia pode estar presente ao nascimento (congênita) ou pode desenvolver depois (adquirida).

· A Hidrocefalia Congênita está presente ao nascimento, embora possa passar desapercebida por anos. Ela se forma quando o cérebro e as estruturas vizinhas se desenvolvem de forma anormal. A causa exata é normalmente desconhecida, mas pode incluir causas genéticas e certas infecções durante a gravidez.

· A Hidrocefalia Adquirida resulta de traumas ou doenças que acontecem durante ou depois do nascimento, incluindo infecções no cérebro e na coluna vertebral (meningites), sangramento de vasos sanguíneos no cérebro, trauma de crânio, ou tumores e cistos cerebrais. A Hidrocefalia pode acontecer mesmo quando não há nenhum trauma ou doença conhecidos para causá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário